lunes, 12 de noviembre de 2012

Hijab Esportivo


   O hijab esportivo  foi a solução encontrada para combinar a paixão das mulheres mulçumanas pelo esporte e pela fé , certamente ele esta ajudando muitas mulheres a participar de competições em todos os níveis do esporte. 

   No livro, Visivelmente Mulçumana: Moda, Politica e Fé, fala que os obstáculos a participação não devem ser subestimados. Por exemplo, na natação por causa da roupa que usavam muitas eram excluídas da modalidade, ou então as mulheres acabavam optando por um esporte que não alterava muito o uniforme como por exemplo o esgrima, e não muitas vezes seria o seu preferido.


   Este ano em Londres foi o primeira vez na Olimpiadas que as mulheres mulçumanas partciparam de todas as 26 categorias! 


   Para mim é inspirador ver estar lindas mulheres que não deixam de seguir suas tradições religiosas e ao mesmo tempo não deixam seus solnhos pelo esporte, em seguir uma carreira esportiva, ou seja sempre existe uma solução para quando se deseja algo.


   A foto ilustrada aqui foi de uma Irlandesa chamada Easkey Britton que foi com sua prancha a uma praia do Irã e claro foi alvo de muitos olhares ali do local. Ela parece que foi a primeira mulher a surfar em terras islâmicas, servindo de motivação e inspiração para o esporte ali.
Sem duvida o esporte deve ser levado em especial  a estas culturas em que as mulheres não tem acesso. Em um país onde o modo de se vestir  para “ preservar a dignidade” , o amor pelo esporte fala mais alto. 

1 comentario:

  1. Muy interesante Rosaline, jamás me había planteado esta situación, una mujer que no pueda hacer deporte por cuestiones religiosas.
    Todos los problemas tienen solución, que hace falta diseñar una preda de vestir para prácticar cierto deporte, pues se diseña. Lo que no tiene solución, no es un problema y no hay que preocuparse por ello.

    ResponderEliminar